Roma – La Dolce Vita

Hoje é sexta feira e me deu muita, muita vontade de viajar, então decidi re-viajar para Roma!

(Tentando escrever antes da #JaniraPohlman ir à Roma)

_MG_9496

Eu estava adiando esse post, pois sabia que exigiria muito de mim, pois ir à Roma foi uma das experiências mais extraordinárias da minha vida, tanto pessoal quanto profissional.

Pessoal, porque em Roma nasceu um historiador: Marco Aurélio Sanfelice!

E profissional porque ali morreu uma historiadora que achava que estudar datas, Imperadores, mapas geográficos, guerras, política e economia imperial não “agregariam” muito ao seu trabalho em específico (só pra resumir). Fato é, quando eu vi o tamanho daquela tal de Roma, caí pra trás, e chorei litros, por não ter lido toda a literatura clássica do mundo! E aqui estou com mais de 3 volumes tentando correr atrás do prejú.

Enfim, só pra vocês saberem desse detalhe super particular. Então, simbora conhecer a mais extraordinária cidade? Aperta o play né?!

Vamos lá, começando pelo começo, pois agora sou uma pessoa apegada às datas. Passamos seis dias em Roma, e sério, não conhecemos nem a metade da cidade. O primeiro lugar que conhecemos foi a Piazza San Pietro, ahan, a Igreja do Papa, no Vaticano…

_MG_9350

_MG_9355

Este foi o primeiro point, pois ficamos hospedados num bairro muito próximo dali. Num Bed and Breakfast super bacana, onde finalmente comemos e dormimos bem! Só que o Vaticano, de fato, só foi feito no último dia, depois eu mostro, com direito a Capela Sistina e tudo!

Como de praxe em cada lugar novo que chegamos, vamos tatear,  respirar um pouquinho a cidade, andar até furar o sapato e só nos outros dias fazemos passeios dentro de roteirinhos…E claro, são nestes passeios que você se depara com as maiores surpresas.

Antes de começar a descrever quero só ressaltar uma coisa, Roma é muito, muito, muito. Entende? Muito grandiosa, muito linda, muito dramática, muito cheia, muito caótica…tenha, isso em mente, aos observarem as fotos, ok?

_MG_9357

Acho que deu pra pegar o feeling, né?

O primeiro sítio arqueológico romano que conhecemos foi Arca Sacra di Largo Argentina, e por alí  ficamos horas. A coitada aqui, ainda não tinha se dado conta que estava em Roma…tava meio boba sabe? Esse lugar é bacana, pois tem muita história, dizem que foi ali que César foi assassinado._MG_9377

Tivemos o prazer de estar neste lugar com um professor daqui da Universidade de Barcelona, um dos maiores especialistas em Topografia Romana (Dr. Antonio Aguilera Martin), ele explicou tim-tim por tim-tim de toda a cidade.

(Entende o porquê do Marco se apaixonar por História e por Roma? Não é porque eu estudo isso há 8 anos! )

_MG_0274

Agora repare num detalhe super curioso, está vendo esse córrego aí abaixo? Era uma espécie de banheiro coletivo. Os antigos romanos se sentavam ali, faziam suas necessidades, batiam um papo, e depois um escravo entregava uma buchinha pra eles se limparem. E todo mundo ali, assistindo de “camarote”!

_MG_0279

Em resumo, o primeiro dia só serviu pra gente se localizar no caos de Roma. E essa praça foi o nosso ponto de referência, pois nosso ônibus saia dali. E sim, para quem vai à Roma, não há transporte público melhor que os seus próprios pés ou um ônibus.

Só um “ps” em frente a essa praça tem uma livraria que tem os mais lindos caderninhos do mundo!Queria voltar lá só pra comprar mais uns 10 cadernos!

_MG_9393

_MG_0854

Os dias seguintes foram preenchidos com muito trabalho, idas e vindas às bibliotecas e nos intervalos algumas praças super maravilhosas!

_MG_9518

Essa é bem famosa porque tem uma escultura do Bernini (1667), o mais interessante é que a criançada usa isso pra fazer de gol, jogam futebol em volta…(não tenho fotos, sorry).

_MG_0204

Sabe aquela praça super glamourosa da Dolce Vita do Fellini?

Aquela que você sempre sonhou em estar, pagar de linda e tirar uma foto a la Anita Ekberg?

Então, é essa aí!

_MG_9610

Imagina a minha cara de espanto?

Mas o Marco conseguiu salvar um glamourzinho de recordação! (Isso é pra vocês terem noção dos bastidores, e que as vezes fazemos milagres nessas fotos!).

_MG_9626

Então, dica de amiga, de irmã mesmo: fique com a ideia que você tinha da praça,  não estrague o glamour que Fellini custou tanto em criar pra você!

Tem o Campo di Fiori, que também não é tudo isso. E uma que vale a pena e a Piazza Navona e o Pantheon (de 128 d.C) né minha gente? Que não vai existir fotos no mundo capaz de representar o quão espetacular é o lugar.

_MG_9577

_MG_9549

_MG_9566

Uma curiosidade que o professor Antonio nos contou é: está vendo esses buracos na fachada do Pantheon? Eu achava que era tudo balaço de guerra…e não! Nada disso!

Os romanos faziam as fachadas todas de bronze…e esses buracos são simplesmente os bronzes que foram saqueados, pra quê bronze num templo pagão, né? Vamos levar para as Igrejas!

_MG_9586

E eu acho que maior que isso, só o Foro Romano e o Coliseo, que é de embasbacar!

Dica: Pra que vai aos Museus de Roma e vai ficar mais de 3 dias na cidade, super vale a pena comprar o Roma Pass, que te dá acesso gratuito a três museus, descontos nos seguintes e te isenta de pagar ônibus. Deve custar uns 40 euros. O meu eu achei no chão!!! Ahan, entrando no Coliseu, olhei pro chão e achei…assim…mais um presente da cidade!

Não vou falar muito sobre o Foro Romano, mas veja com os seus (meus) olhos!

_MG_0302

_MG_0309

_MG_0323

_MG_0334

_MG_0344

_MG_0367

_MG_0341

E esse é um detalhe bem especial em vistar as cidades romanas, já havia comentado no post de Pompeia, sempre há uma fonte de água para matar a sua sede! Eles eram muito bons nisso, olha o que achamos no meio de umas plantas…

_MG_0392

Entonces, minha ideia ao escrever e mostrar as experiências que tenho, é de compartilhar as fantasias e magias que fui encontrando ao longo das viagens ou coisas cotidianas, mas também acho interessante desconstruir outras….rsrsr…

A Fontana di Trevi foi a primeira, agora vou te mostrar a segunda…

_MG_0517

Não pisque! Tcharam…..

_MG_0531

Né?

Mas não vou falar mal, é que o Coliseu é muito mais bonito por fora que por dentro….sei lá o que eu imaginava…acho que nem imaginava, pois todo mundo só mostra aquela foto grandiosa da arquitetura dele por fora…enfim, fiquei feliz mesmo assim…ó a cara da tonga!

_MG_0547

De Roma tem muita coisa, muito detalhe, mas cada detalhe tem uma História, e sério, acho ruim falar de tudo tão brevemente, é o meu tema né? Meu número!

Então, o post será assim resumidinho…

E para além disso, tem tantas outras coisas que não vimos…acho que teremos que voltar, que tristeza! Ohh….

Vamos ao Vaticano!

Gigante, gigante, gigante!

Precisa de um dia inteiro pra poder conhecer a cidade e o Museu…

Dica: Vá de calça e blusa com manga, senão não pode entrar em qualquer lugar ali do Vaticano, tá? Vi gente se embrulhando com lenço…

1

Isso era sábado, estavam se preparando para a missa de Domingo…

Olha a Pietà de Michelangelo aí gente!

2

Mas o mais emocionante é o Laocoonte…que não é tão grande como as fotos mostram, mas tem uma expressão uma riqueza de detalhes, que sim, ele é bem maior que nas fotos!

4

5

E sim vimos o dedo de Deus! A foto ficou horrível, porque na verdade ela não podia nem existir, se é que me entende?

7

A Capela Sistina é muito grande, já falei que tudo é grande? Mas sim, é absurda, e a sensação de estar lá é muito diferente, pois ficam em uma sala imensa, sei lá, umas mil pessoas, todas em silêncio, olhando pra cima, olhando cada detalhe que Michelangelo pintou….é indescritível!

Não sei como explicar, mas depois de ver isso, ironicamente, fiquei mais Humanista…(papo pra outro post, ou pra uns queijos e vinhos!)

6

Vale cada torcicolo!

Mas fico por aqui, pois acho que esse post está ficando imenso…pra entrar no ritmo da cidade…rsrsr…

Mas antes de dar tchau, preciso falar de uma coisa tão simples, e tão corriqueira e que faz a Itália te dar a tal da Dolce Vita:  o gelato italiano!!!!!

É gostoso mesmo minha gente, não é lenda!

E esse foi o super mais the best do planeta (peça o de Pistache)!

_MG_0843

Então é isso minha gente, desejamos que vocês tenham um dolce fim de semana, pois nós teremos o nosso com certeza!

Ciao Bella, Ciau Bello!

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Janira disse:

    Flor, amei cada frase! E as fotos ficaram incríveis! Hunn estou ficando repetitiva… todas as vezes escrevo isso. Mas é a mais pura verdade: mesmo de longe, estou amando compartilhar um pouco desta experiência maravilhosa que vocês estão tendo. Ah! Obrigada por antecipar um pouquinho as emoções que vou sentir ao longo desta semana. Beijos enormes!

    1. OI minha linda, obrigada pelas palavras carinhosas! Espero que Roma te transforme e dê muito mais sentido a sua vida, assim deu a nossa.
      Não tenho dúvidas que será uma das maiores experiências da sua vida!
      Então aproveite cada suspiro, cada foto, cada emoção….será único!
      Boa viagem!

  2. Renan Frighetto disse:

    Caríssima Pérola, sensacional teu relato de viagem à Roma. Senti-me naquele centro do mundo antigo que bem conheço mas que a muito não revisito. Talvez, logo, ali irei novamente! Parabéns ao Marco também, nosso novo Historiador, pois se Heródoto, Tucídides, Políbio e Tácito legaram-nos o que eles tinham visto, ouvido e lido, o mesmo ele, e você, estão fazendo para todos nós. Obrigado, recebe muitos beijos e mande forte abraço ao Marco!!

    1. Olá Mestre querido,
      que honra dividir um pouco desta experiência contigo. Afinal, você também esteve muito presente nessa viagem. Foi uma experiência curiosa, pois quando assistia às suas aulas, minha cabeça ia à Roma…e agora, indo à Roma a minha cabeça ia às suas aulas…é o poder da História, ou melhor, poder do amor pela História. Obrigada pelo carinho e por tudo o que me ensinou, como disse, hoje tudo realmente faz sentido. Abraços cheio de carinho, meus e do Marco (o historiador).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s