Pompeia – Um sonho sob o vulcão!

Fotos do post by:© Marco Sanfelice - Todos os direitos reservados
Fotos do post by:© Marco Sanfelice – Todos os direitos reservados

Já faz tempo que me pergunto, será que devo postar alguma coisa sobre Pompeia?

Afinal, já são mais de 7 anos escrevendo sobre isso, ademais, estaria publicando uma documentação da minha tese em um blog…o que é um pouco complicado academicamente.

Mas sabe o que?

Vou compartilhar a minha impressão da cidade, enquanto pessoa, ser humano, enquanto Pérola mesmo! Quero fazer isso sem notas de rodapés, e sem tratar qualquer imagem como uma fonte histórica, com o intuito de simplesmente contagiar a todos com tamanha beleza e grandiosidade dessa cidadezinha romana .

Ps: Curiosos da Academia, tive muitas descobertas, inclusive descobri o caminho da roça: como entrar no sítio arqueológico como pesquisadora, como receber autorizações para publicações das fotos, então, caso alguém se interesse ou precise de dicas, entre em contato! E caso queiram uma leitura acadêmica da cidade é só clicar no link que terão algumas publicações.

Então, vamos começar a viagem, segue uma musiquinha pra relaxar, Rolling Stones nos acompanhou nessa viagem, então…pira no post!

Vamos lá,  quem me conhece sabe que desde o primeiro ano da minha graduação…lá por 2006, eu alimento uma paixão imensa por Pompeia, e quem me conhece mais ainda, sabe que desde o ensino médio (devido as indagações do meu Mestre #SérgioDellaGiacoma) sou amante da cultura clássica.

Então, depois de tantos trabalhos, tantas reflexões e sonhos com essa cidade, hoje posso dizer de boca cheia: Consegui chegar lá!

Mas cheguei lá num Domingo a noite com tudo fechado. É pra acabar com a pessoa não? Então pensa numa noite mal dormida, tive que esperar mais de 8 horas para entrar na cidade e ver o que era tudo aquilo que eu imagina.

Em resumo, não dormi e na manhã seguinte: “Partiu Pompeia”!

Ps:Para quem não conhece,  Pompeia é uma antiga cidade romana, localizada atualmente no Sul da Itália. A antiga cidade foi destruída durante uma erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C.. A cidade permaneceu intacta até mais ou menos o século XVIII quando começaram as escavações na região. Diante desse acontecimento, descobriu-se  um sítio arqueológico extraordinário, que nos mostra o que seria a vida cotidiana do Império Romano. (Me traí, falei que não ia academizar o texto!!!) . E para chegar e Pompeia, eu já expliquei mais ou menos aqui.

_MG_1072

Então, minha gente, a primeira coisa que me surpreendeu foi que Pompeia  não é um grande de um buraco escavado (#JuliFleig), muito pelo contrário, a cidadezinha é até montanhosa. E é toda feita de pedra vulcânica…que coisa mais óbvia né?  Mas eu nem imaginava que as estruturas das casas eram feitas destas rochas.

_MG_1077

_MG_1174

O tour começou bem acadêmico mesmo, enquanto os milhões de turistas desciam pelas ruelas da cidade, eu só queria saber de acompanhar meus guias bibliográficos….o bom é que nos dias seguintes a acadêmia continuou em mim…mas num outro sentido, entende? (cheguei a conclusão de que não há nada melhor que um moletão, um bom de um tênis e o boné do marido, para ficar linda, linda nas ruínas) .

_MG_1073

Olha a maloca aí gente!

_MG_1714

A primeira coisa que fiz foi ir até o Templo de Vênus (agradecer por tudo…..hauhauahu), brincadeira, fui lá conhecer o Templo da deusa, a quem dediquei anos de estudos. E depois de feita a romaria, fiquei mais livre pra conhecer a cidade!

_MG_1092

_MG_1087

_MG_1108

Esse aí de baixo é o Templo de Apolo.

_MG_1120

Nessa região, eu conheci um fórum, um mercado romano, a casa de uma senhora muito importante da cidade, Eumachia, entre tantas coisas…a maioria das casas reservam uma pintura ou mosaico, mas está tudo bem mal conservado. O babado é que as casas mais importantes, que têm pinturas e mosaicos preservados, estão todas fechadas….AHAM!!!

Então, ou você se  contenta  com  as casas mais deterioradas ou vai ao Museu de Nápoles (meu caso), para ter acesso às pinturas mais lindas de Pompeia, exceto pela Vila dos Mistérios que se encontra aberta para a visitação e é de tirar o fôlego!

_MG_1764

_MG_1787

Essa imagem da Vila é um ritual ao Deus Baco (deus do vinho), e em toda a cidade você encontra traços dessa maravilha dos deuses…como as ânforas (recipientes de vinho).

_MG_1138

_MG_1245

Na verdade, verdadeira, por toda a cidade você encontra vestígios de tudo, inclusive dos corpos dos antigos romanos (que não são bem corpos, mas formas dos corpos…mas isso fica para próxima aula…rsrsr)

_MG_1144

Sempre que falo dos cultos, dos rituais romanos, ouço dizer que os romanos tinham costumes um tanto excêntrico, mas me diga o que é isso minha gente?

Oferenda pra “corpo antigo”?

_MG_1152

_MG_1153

Ahhh, esqueci de contar um detalhe, a cidade é bem grande, então um dia de visita é pouco!

E por ser demasiadamente grande, você fica exausto e morto de sede! Mas os romanos pensaram em tudo minha gente: deixaram fontes de água só pra você! Então, volta e meia você pode parar e dar uma recarregada na bateria. (No sítio há dois banheiros também, e uma lanchonete, só para constar).

_MG_1234

_MG_1324

Então, podemos dizer que há uma certa infraestrutura. E mesmo assim, em Pompeia vi coisas incríveis, pessoas de cadeira de rodas, senhores de muita idade, pais com filhos de colo, ou seja, não tempo ruim para estar nesse lugar! Fiquei um tanto emocionada com isso também, com a disposição das pessoas em vivenciar e experimentar esse mundo!

_MG_1242

Outra coisa linda, é que como tudo ficou intacto por anos, os cientistas tiveram acesso às arvores e plantas que existiram no sítio, e assim conseguiram fazer uma reconstituição dos jardins, inclusive há uma vinícola em Pompeia, em que produzem os vinhos “tal qual” a época…

_MG_1263

_MG_1430

Olhando pelo ponto de vista turístico, o mais interessante, sem dúvida foi a ida a Terma (um banho público romano) e o Lupanar (um bordel). Mira isso:

_MG_1266

_MG_1282

_MG_1505

Não vou me estender muito nos detalhes, senão minha tese não será inédita…rsrsr…mas olha o Lupanar (o inferninho deles):

O Lupanar tem dois andares, mas só o primeiro é aberto a visitação. Na planta de baixo há cinco quartos, cada um com uma cama e uma pintura sobre a porta, pinturas um tanto sugestivas…há quem diga que sejam os cardápios do serviço oferecido pela casa…

_MG_1544

Imagens como essas ficavam em cima de cada porta

_MG_1556

_MG_1569

Abaixo tem algumas inscrições, mensagens de romanos que passaram por lá. Mais detalhes segue o link de uma especialista em grafites romanos.

_MG_1581

Outra coisa bem curiosa,  e que me pegou de surpresa, foram as necrópoles, o lugar onde enterravam os mortos(ficava fora da cidade), a surpresa está em ter visto pinturas lindas nos túmulos. E essa descoberta foi totalmente do Marco, pois nem me passou na cabeça em subir na mureta pra ver se tinha alguma coisa.

_MG_1386

_MG_1396

A foto abaixo é especialmente para minha orientadora #RenataSennaGarraffoni

_MG_1398

Enfim minha gente, entenderam porque eu sou fascinada por essa cidade?

Tudo isso que eu mostro aqui faz parte da realização de um sonho e de grandes descobertas, ficaria horas escrevendo sobre a beleza e os detalhes geniais dessa cidade…mas prefiro reservar essa paixão  e essa energia para a tese.

Mas antes de dar tchau, preciso dizer que se tem algum lugar no mundo que o fim de tarde é lindo, esse lugar se chama: Pompeia!

_MG_1614

_MG_1684

E também preciso dizer que essa viagem só foi tão incrível, e que poderei guardar tantos registros, porque tive um fotógrafo muito paciente, talentoso, atencioso e tudo de bom ao meu lado! (Demais agradecimentos na tese!)

_MG_1657

_MG_1674

Entonces, aquele abraço dos Sanfelice!

Hasta luego chicos!

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Ju Dall'Stella disse:

    Olha que o Marcola tá se tornando um especialista hein! Encontrando mais coisas até que você!rs
    Adorei Perolets!
    Bjo, saudades!

    1. Guria, fomos a Roma e lá nasceu um historiador! Estou amando, ele está mais empolgado com a minha pesquisa do que eu mesma….
      O duro vai ser vcs aguentarem mais um historiador na roda…rsrsr
      Muitos beijosss guria!

  2. Marta Savi disse:

    “Não vou fazer um texto cheio de notas de rodapé. Para isso, vou encher o post de ps!”
    Hahahaha, massa. Quase me deu vontade de achar os romanos legais!
    Te amo, tonga! Beijo!

  3. ivana de paula disse:

    Guria, fico emocionanda com cada comentario seu, parabens!!! Tais ficando porreta hem, Peroleta….rsrsrsr bjs minha amada. lov u .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s